Av. António Augusto de Aguiar 171 R/C, 1050-014 Lisboa

Quem Somos

Propósito

O propósito d’A Casa Azul foi desde a sua génese o de servir todos os Idosos que nos procuraram. Este serviço era e é, uma prioridade nossa para garantir uma transição pacífica entre o lar de cada um e o nosso Lar. O sucesso e a boa adaptação dos nossos residentes, passa por uma integração constante de hábitos pessoais com a rotina geral de uma residência para Idosos. Todas as atividades de vida diária são monitorizadas com o intuito de devolver ou apoiar a autonomia de cada um.

E cada um dos nossos Residentes abriu-nos uma porta para novas áreas e inovações. Foi a necessidade de aliar os cuidados de saúde existentes (medicina e enfermagem) às estadias temporárias de convalescença, que introduziram a Fisioterapia diária. A animação sociocultural, sendo obrigatória, revelou-se insuficiente para o tipo de Residentes que recebíamos, e por isso introduzimos a Terapia Ocupacional e mais recentemente a Psicologia.

Tratamos, por isso, do corpo físico, mental e emocional dos nossos residentes. E por estarmos tão despertos ao que nos rodeia, introduzimos, este ano, disciplinas que visam tratar o corpo energético dos nossos Residentes.

Estas áreas alternativas como: reiki, meditação, cura energética, aromoterapia, numerologia ou chi das 9 estrelas, são áreas a que as ciências, aos poucos, vão validando e que nós vamos introduzindo e disponibilizando aos nossos residentes e familiares.

A Casa Azul nasceu em 1997 no belíssimo bairro azul, nas atuais Avenidas Novas de Lisboa. Rodeada pelo jardim da Fundação Calouste Gulbenkian e vários edifícios de interesse patrimonial, esta é uma zona privilegiada de beleza urbana.

A sua fundadora, encontrou neste espaço a oportunidade de colocar em prática a sua visão, uma residência para Idosos com todo o luxo e beleza associados à época. A ideia, ainda hoje, em parte seguida, era a de ter um espaço que aparentasse uma casa ou mesmo um hotel e onde se prestassem cuidados de saúde.

O espaço é dividido por 3 pisos, cada um com a sua área comum autónoma, criando um ambiente familiar entre os seus dez residentes e respetivos familiares.

Num dos pisos, encontra-se um ginásio e espaço de animação sociocultural, num outro, encontra-se a copa, onde são preparadas e finalizadas todas as refeições para os nossos residentes e todos os pisos dispõem de casas de banho de acessibilidade total.

Em Março de 2018, foi-nos atribuída a Licença de Funcionamento 5/2018, após muitos anos de adaptações, entendimentos e criações.

Contamos atualmente com uma equipa de mais de vinte pessoas que asseguram, todos os dias, um cuidado individualizado e esmerado a cada um dos Residentes que nos procurou.

É com orgulho que A Casa Azul se situa entre uma das casas para Idosos com maior notoriedade pública.